Blog

Tecnologia aplicada nos contratos de manutenção

A tecnologia como aliada na gestão de manutenção

O desenvolvimento cada vez mais acelerado de tecnologias que permitem a transformação digital das empresas é um grande aliado dos gestores na elaboração de cronogramas e planejamentos referentes aos trabalhos de manutenção. Cada vez mais a Internet das Coisas, a inteligência artificial corporativa, os processos de automação e a nuvem digital permitirão uma maior otimização de tempo e recursos (humanos, materiais e financeiros) para a realização de manutenções preventivas, preditivas e corretivas.

Tendo em vista que toda e qualquer estratégia empresarial / comercial passa por um cronograma ajustado de reparos e manutenção, aliar a tecnologia ao planejamento gera ganhos em produtividade e lucratividade, alcançando redução de custos em todos os níveis de manutenção – das instalações às revisões periódicas de maquinários e equipamentos, passando pelos sistemas elétrico, hidráulico, de segurança etc.

A tecnologia aplicada à gestão de manutenção permite ainda ganhos como a utilização de realidade virtual para a aplicação de simulações, a análise imediata de dados coletados e a interoperabilidade, que é a comunicação entre sistemas. Isso dá maior controle e assertividade aos gestores, além de otimizar o uso de peças, tempo e trabalho humano.

Assim, fica claro que vale a pena o investimento em tecnologia na gestão de manutenção, uma vez que ela evita a parada parcial ou total de maquinário, reduzindo falhas operacionais que podem comprometer a segurança dos funcionários, metas e resultados da empresa. A tecnologia permite uma maior produtividade da equipe, reduzindo tempo de deslocamentos, busca por ferramentas e tempo ocioso.

Buscando aplicar tecnologia na gestão da manutenção industrial da sua organização? Entre em contato com a MTK. São 30 anos inovando para o melhor atendimento aos clientes, oferecendo serviços completos e personalizados, com rapidez, mobilidade, tecnologia, custos acessíveis e os melhores resultados.