Blog

Paradas de manutenção: entenda a importância

Antes de falar propriamente da parada de manutenção, vamos resumir como surgiu a sua necessidade. Com a evolução técnico-industrial, vieram novos cenários na indústria, ou seja, a mecanização do maquinário e, com isso, os primeiros reparos. A ascensão originou a produção em série que, por sua vez, exigiu equipes especializadas para a função. Neste momento, as máquinas operatrizes precisavam que os reparos fossem feitos em menor tempo possível. Portanto, já não bastava que fosse realizado pelos próprios profissionais que as operavam, como até então.

Para contextualizar, a industrialização no Brasil começou verdadeiramente em 1930 – cem anos após a Revolução Industrial Inglesa. Desde então, o processo de automação industrial ganha cada vez mais força. Ao longo dos anos, a produção só aumentou e a indústria tem enorme significado para economia brasileira. Segundo números da Confederação Nacional da Indústria, o setor representa 21,6% do PIB do país.

O nível produtivo é alto e atualmente grande parte das indústrias funciona em período integral. Devido ao alto impacto da indisponibilidade dos equipamentos que operam em processos contínuos quando sua parada é de forma inesperada, compreende-se, cada vez mais, a importância do planejamento e atuação da área de manutenção no parque fabril. Além de melhorar a eficiência e confiabilidade dos equipamentos, é possível reduzir ao máximo o tempo de indisponibilidade da planta fabril.